Rodrigo Queiroz e Melo

Rodrigo Queiroz e Melo é Director Executivo da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) e professor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. É Secretário-geral do European Council of National Associations of Independent Schools (ECNAIS), presidente do Conselho Geral do Instituto de Avaliação Educativa, I.P. (IAVE) e conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE). Foi Chefe de Gabinete da Ministra da Educação. Publicou artigos e partes de livros sobre o sistema educativo português, avaliação e gestão de escolas e liberdade de educação. É licenciado em Direito e Doutorado em Ciências da Educação.

Título:  A escola já não é uma escad@

Resumo: O mundo em que nasci, fiz o secundário e a licenciatura era um mundo previsível, fechado, onde tudo tinha uma sequência lógica da 1ª classe até ao emprego. O mundo de hoje é imprevisível, aberto e não há caminhos pré-estabelecidos. Mas a maioria das escolas de hoje não são muito diferentes da minha. É preciso mudarmos o modo como ensinamos. Mas enquanto isso não acontece, cada estudante pode mudar o modo como aprende.